Próximo Trabalho (não compre o livro!!!) - aguarde instruções.

09/03/2011 22:53

 

Drácula de Bram Stoker – Livro

Publicado por: Fernanda Eggers em: 19/03/2008

O Livro

O mais interessante sobre ele é a forma em que é escrito. Todo em formato de cartas e diários pessoais, o livro vem impressionando gerações desde 1897, quando foi escrito por Bram Stoker. É um excelente retrato da Inglaterra vitoriana, por demonstrar os costumes da época e o fascínio com o que vem do estrangeiro.

A história do livro tem início quando Harker vai à Transilvânia vender imóveis para o conde Drácula, que deseja se mudar para a Inglaterra. Lá o jovem empregado da firma imobiliária fica prisioneiro das três vampiras do conde enquanto este vai para a Inglaterra o mais rápido que pode. Ao vislumbrar uma foto da noiva de Harker, que carrega-a sempre consigo, vê nela a imagem da própria noiva, perdida à séculos, e viaja decidido a trazê-la para seu lado, por toda a eternidade.

Drácula representa o fascínio pelas coisas que vêm do exterior, especialmente do Oriente. Mina, a noiva de Harker, mostra isso ao escrever em seu diário a vontade imensa de conhecer aquilo que seu noivo conhece. O conde também dá o toque de sensualidade ao livro, algo proibido às moças de boa família da época, mas ainda assim almejado por elas.

Ao chegar à Inglaterra o conde se aproxima primeiro de Lucy, amiga de Mina. Linda, desejada e rica, possui três pretendentes que disputam o seu amor e se desesperam ao vê-la tornar-se cada vez mais pálida, com menos disposição e com comportamentos cada vez mais estranhos. Com a chegada de outra criatura ilustre da – vamos chamar assim – mitologia vitoriana, o doutor Van Helsing, eles notam que estão diante de uma força sobrenatural: um vampiro. E então a história realmente começa.

De acordo com alguns sites que também falam sobre o livro, a luxúria de sangue promovida por Drácula ao se alimentar e “infectar” suas vítimas com a maldição seria uma alusão à sífilis e outras doenças transmitidas através do sangue.

bookcover dracula

Drácula
Título Original: Dracula
Bram Stoker
Inglaterra
1897

A leitura do livro é lenta. A linguagem utilizada é a do século XIX e a escrita em forma de diários e cartas dos personagens faz com que as tramas demorem a se completar, já que nenhum deles sabe por completo o que está acontecendo. Mas tenha paciência: é uma leitura que vale a pena para qualquer um.

Como o livro é antigo, tem lincença aberta. Ou seja, você pode fazer o download dele na internet. O Vitual Books Online, apoiado pelo Ministério da Cultura, tem o arquivo disponível em arquivo não editável, mas não exige o download de nenhum programa extra. É só baixar, ler e se divertir.